
Naquela tarde sombria, lá na cruz, tudo parecia perdido. Aparentemente, todo o ministério de Jesus Cristo tinha sido pura perda de tempo. Onde estavam os frutos de seu trabalho? Seus discípulos tinham-no abandonado. Tudo aquilo que sonhou e pelo que lutou parecia reduzido a cinzas. A morte, aparentemente, tinha posto um ponto final ao seu ministério.
A derrota é um direito real na vida. Não é fruto da imaginação dos pessimistas, Existe, e pode ocorrer a qualquer um. Tarde ou cedo você também terá que beber o cálice amargo da derrota. Hoje ou amanhã pode parecer que o mal triunfa sobre seus sonhos e suas esperanças. Em algum momento de seu ministério você poderá ficar angustiado ao ver que sua obra de toda a vida aparentemente se despedaçou.
Sim, a derrota é um fato trágico, mas real. Pode ser dolorosa e amarga. Às vezes pode ser irônica e até cruel. Mas por quanto tempo? Talvez dure hoje e amanhã, mas sempre existe um terceiro dia, quando a tristeza se converte em alegria e júbilo. Jesus Cristo ergueu-se entre os mortos no terceiro dia e junto com ele toda a sua obra e todo o seu ministério. Por isso, digo hoje para você: “Não se desespere quando tudo parecer estar no chão, quando você falar e falar, e tiver a impressão de que ninguém entende nada, quando você trabalhar e trabalhar e ao olhar para trás parecer que você não construiu nada”.
No transcorrer de meu ministério também tenho tido meus momentos de solidão e lágrimas. Qualquer pastor jovem que me observar poderia acreditar que tudo foi um mar de rosas na minha vida. Mas isso não é verdade. O pastor tem que sorrir quando todos choram, embora também tenha o coração carregado de tristeza. O líder espiritual deve continuar avançando, inspirando e animando, embora muitas das vezes também seus pés estejam sangrando por causa dos espinhos dos problemas e das dificuldades.
Todo mundo pode falar, mas o pastor deve manter-se firme na Rocha que é Cristo. Se o capitão abandonar o navio, que será da tripulação? Nestas oportunidades aprendi a olhar para a cruz. Ela, vazia, diz-me que pode vir a derrota, a frustração e a tristeza. Mas quanto tempo durarão? Talvez hoje e amanhã. No terceiro dia, com toda a certeza, ressuscitarão os sonhos acariciados. Aparecerá o fruto de seus esforços, e você verá que não trabalhou em vão.
À derrota aparente, segue-se a vitória. Essa é uma mensagem da cruz vazia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário