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terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pérolas de Vendas

Convenção de vendas é um grande barato!

Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. 

Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos... 

Mas o que eu mais gosto é de estar nas populares rodinhas em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores. 

E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. 

Eu as chamo de Pérolas de Vendas. 

Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas.

1. "Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!" 

- Essa é quando o gerente quer dar aquele recadinho de forma indireta aos que não atingem as metas. 

Pense nesta frase pelo lado positivo. 

A pergunta que você tem que fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente? 

A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? 

Eu agrego valor à empresa em que trabalho? 

Esteja sempre do lado da "solução".

2. "Depois que inventaram o ‘tá ruim', ninguém mais disse ‘tá bom!" 

- Quando você visita o cliente e pergunta como andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: 

"Tá fraco", "tá ruim" ou "já esteve melhor". 

O impressionante é que o ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: "Tá bom demais!" 

Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.

3. "Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência!" 

- Dizem que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como Flamengo e Botafogo. 

Aqui a explicação é simples: seja pró-ativo, não espere e faça acontecer. 

Inove, prospecte, crie oportunidades.

4. "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores!" 

- Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. 

Esqueça a comissão e pense na solução. 

Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho realizado.

5. "Para vender bem tem que ter preço e produto bom!" 

- Essa de tão óbvia chega a doer. 

Mas este é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece. 

Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isto para você. 

O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho. 

É para isso que existem os profissionais de vendas. 

Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.

6. "Fé em Deus e pé na tábua!" 

- Quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. 

Agradeça sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. 

Ao entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão. 

Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. 

Você vai perceber que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro. 

Afinal, você merece nada menos do que o melhor. 

É o que eu lhe desejo!


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Reflexão
Colaboração; Lúcia Gomes.

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